O Significado de Judô

JUDÔ - É uma palavra de origem japonesa formada pela união dos Kanji JU e DÔ, simplificando um pouco...

* JU, que significa agilidade, não resistência, suavidade;

* DÔ, que significa caminho, via, meio;

(Judô)
Judô portanto, é o "Caminho Suave" ou da suavidade ou ainda a "Via da Não Resistência", lembrando que esse DÔ, (caminho, via) não é como uma estrada, ou uma rua real, mas como o caminho da sabedoria, algo que temos que atravessar, percorrer para alcançar nossos objetivos.

O Judô mais do que apenas uma luta ou um exercício físico, deve ser visto como um caminho para se chegar a uma vida equilibrada, tanto física quanto mentalmente.

O princípio que rege o Judô é o JU, ideograma (柔) que significa suavidade ou não resistência, ceder a força do adversário para desequilibrar, controlar e vencer com o mínimo esforço, o Seiryoku Zen'Yo, (Principio da Máxima Eficiência com o Mínimo Esforço do Corpo e Espírito).

Para todos entenderem o significado do Princípio "JU" do "JUDÔ", vamos utilizar as palavras do próprio Shihan Jigoro Kano:

"Deixem-me agora explicar o que significa, realmente esta suavidade ou cedência:
Supondo que a força do homem pudesse ser avaliada em unidades, e digamos que a força de um homem que está na minha frente é de 10 unidades, enquanto que a minha somente de 7 unidades.
Então, se ele me empurrar com toda sua energia, eu serei certamente jogado para trás ou ao chão, ainda que empregue toda minha força contra ele. Isso porque eu usei toda minha força contra ele, opondo força contra força e claro perdi!
Mas se em vez de enfrentar, eu cedesse a força recuando o meu corpo, tanto quanto ele o havia me empurrado, mas mantendo meu equilíbrio, então ele naturalmente se inclinaria para frente perdendo assim seu próprio equilíbrio. Nesta posição, ele ficaria tão fraco, não em capacidade física real, mas por causa de sua difícil posição, a ponto de sua força ser representada, neste exato momento, por digamos apenas 3 unidades, entretanto, como eu mantenho meu equilíbrio conservo toda minha força de 7 unidades, como no início.
Então, eu me encontro em uma posição momentaneamente mais vantajosa e posso derrotar o meu adversário utilizando apenas metade de minha força total, ou 3 unidades e meia contra as 3 unidades dele.
Isso deixa metade de minha força para qualquer outra finalidade.
Ou seja, para vencer será melhor eu ceder primeiro, economizando energia no final."

(Ju-Jutsu)
Mas o termo "JU" tem um significado muito mais profundo do que apenas isso, significa também, "toda e qualquer atitude e mentalidade defensiva". Por isso seu uso até o início do século XX na palavra JU-JUTSU, definindo as artes ou técnicas de Defesa Pessoal, sendo o termo a união do Kanji "JU" (柔) "DEFESA" e do kanji "JUTSU" (術) "ARTE" ou "TÉCNICA.

Existe um outro termo para luta, TATAKAI (戦い) usado não como defesa pessoal, mas quando há uma briga, batalha ou um combate, por isso, com um entendimento diferente.

Por isso, há uma confusão das pessoas que dizem que o Ju-Jutsu é a luta mais antiga. Na verdade JU-JUTSU não passa de um termo que significa luta com sentido de auto-defesa, e não uma arte ou escola específica...

Outra confusão veio com a chegada do Shihan Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, aqui no Brasil e o início do ensino do Ju-Jutsu para os irmãos Gracie. a pronúncia de Ju-Jutsu pelos japoneses soa algo como Djiu-Djitsu, que foi posteriormente aportuguesado para Jiu-Jitsu, o problema é que o Kanji "JITSU" significa verdade, ou seja a tradução seria algo como VERDADE SUAVE e não ARTE SUAVE ou ARTE de DEFESA.

Algumas pessoas defendem que o nome ideal para o Estilo desenvolvido pela família Gracir seria Jiu-Jutsu. Para saber mais sobre a chegada do Conde Koma ao Brasil e o nascimento do Jiu-Jitsu, você pode acessar o post Kosen Judô.
O grande Judo-Ka é aquele que consegue aplicar os princípios do Caminho da Suavidade em todas as áreas de sua vida, conseguindo sempre a máxima eficiência. Para saber mais sobre os princípios do Judô, leia o post Princípios do Judô.

´(Princípios do Judô)



Comentários