Kosen Judo

O Brasil é muito conhecido nas artes marciais por causa do Jiu-Jitsu, mas de onde surgiu este estilo de luta e qual a ligação deste com o Judô do Mestre Jigoro Kano?

Ju-Jutsu
Deve ficar claro que o estilo conhecido hoje em dia como Judô (Caminho da Suavidade ou Caminho Suave), não recebeu este nome do Shihan Jigoro Kano quando foi criado, mas sim, Kano Ju-Jutsu (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud) ou Ju-Jutsu de Kano. Ju-Jutsu eram os estilos de luta japoneses em que não se usavam armas, mas baseado em golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar o oponente (pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu).

Kano sempre odiou o tratamento sádico e cruel dado aos iniciantes de Ju-Jutsu e desde o inicio da Kodokan, buscou uma forma de treinamento físico, mental e espiritual mais humano e eficaz para a prática das Artes Marciais. Assim, estudou de forma obsessiva todos as técnicas, dos estilos de lutas que praticou e principalmente daqueles que recebeu os segredos seculares. Descartando as ineficientes e perigosas, desenvolveu seu sistema de luta de forma metódica e pragmática e desta forma atraiu a atenção nacional e até uma certa veneração (judoctj.com.br).

(Os 4 Cavaleiros Celestiais da Kodokan)
Tradicionalmente as diferentes escolas de Ju-Jutsu japonesas se desafiavam, como forma de tentar provar qual seria a mais eficiente e toda essa atenção ao Shihan Jigoro Kano, atraiu diversas escolas dispostas a testar a eficiência desse novo estilo de Ju-Jutsu. Já em 1883, apenas 1 ano após a fundação da Kodokan, o Mestre Kano se aposentou das lutas e deixou esses desafios para seus discípulos. A necessidade de estar sempre pronta para aceitar os desafios que aconteciam quase todos os dias (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/08/batalha-decisiva-do-jud-traduo-flvio), acabou por premiar os grandes dos Randoris, realizados na escola. Assim surgiram os 4 Shitenno, ou os 4 Cavaleiros Celestiais, Sakujiro Yokoyama, Yoshikazu Yamashita, Shiro Saigo e Tsunejiri Tomita, responsáveis por defender a honra do Kodokan nesses desafios.

O Grande Torneio
Em 1886, a polícia de Tóquio resolveu realizar um torneio de Ju-Jutsu com o objetivo de saber qual seria o estilo mais eficiente em um combate real, assim foram convidados os melhores lutadores de Ju-Jutsu, entre eles, os discípulos do Totsuka-ha Yoshin Ryu do mestre Hinosuke Totsuka, considerado o melhor mestre de Ju-Jutsu da época e os discípulos do Kodokan (ojudoca.com.br) entre outros grandes lutadores.

Kano sabia das implicações e riscos do torneio, ele sabia que se seu estilo perdesse o torneio, isso poderia significar o fim do Kano Ju-Jutsu (judoctj.com.br), e sabia que não lutaria contra uma escola qualquer. Seria a duelo entre o antigo e o novo, o tradicional e o científico , assim decidiu colocar seus 15 melhores alunos no torneio. (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/08/batalha-decisiva-do-jud-traduo-flvio). Todas as lutas seriam grandes desafios,  mas as mais esperadas eram sem dúvidas as 10 entre o Totsuka e o Kodokan.

Mesmo com todo estudo e determinação do Mestre Kano, ele não podia ter certeza do resultado dos combates. Fez uma revisão da lista dos desafiantes e tremeu, seus alunos eram bons, seus Shitenno excepcionais, mas eles lutariam contra os melhores e mais temidos Jujutsuka do Japão (judoctj.com.br).

Os duelos exprimiram um conceito próximo ao significado da palavra Shiai, que atualmente quer dizer tormeio, mas que no passado se referia a Shi-Ni-Ai, que queria dizer desafio até a morte. Só haveria a pontuação de ponto (Ippon), quedas, estrangulamentos, imobilizações e chaves de braços que num combate real definiria a luta. O limite de tempo seria determinado pelo juiz, ou até um dos oponentes cair exausto ou o juiz decidir que um dos lutadores era sem dúvida o vencedor.

Toda a descrição deste importante torneio se encontra no post O Grande Torneio.

Dos 15 duelos programados, a Kodokan venceu 12, empatou 1 e perdeu apenas 2 lutas, foi uma vitória incontestável que elevou o Kano Ju-Jutsu a um novo status sendo finalmente respeitado pelo povo e oficialmente pelo governo (ojudoca.com.br).

(Mataemon Tanabe)
Fusen-Ryu
Mas em 1890, a Kodokan seria novamente testada, quando Mataemon Tanabe chegou a Tóquio disposto a mostrar a superioridade de seu estilo, o Fusen-Ryu sobre a conhecida escola de Kano. Fundada por Motsugai Takeda, depois deste treinar com Takahasi Inobei Mitsumasa e viajar por muitas partes do Japão aprendendo diversos estilos de luta e adotando os pontos fortes de cada estilo, A Fusen-Ryu era especializada em Ne-Waza, a luta de solo. Após ser nomeado sacerdote do Templo Saihoji em Kioto, Takeda construiu um dojo e chegou a ter 3000 alunos. Takeda faleceu em 1867, nunca tendo sido derrotado (en.wikipedia.org).

Mataemon Tanabe era um lutador experiente e praticava Ju-Jutsu desde os 9 anos, com 14 anos começou a participar de desafios e aos 17 anos se tornou professor de seu estilo. Em 1891, Tanabe teve seu primeiro desafio contra a Kodokan, lutando contra o 3º Dan Takisaburo Tobari que era ainda ex-Tenjin-Shin'Yo-Ryu (en.wikipedia.org). Durante os desafios contra a kodokan, Tanabe utilizou uma tática diferente das outras escolas, que não praticavam a luta de chão, ele não tentou lutar em pé, mas em vez disso, os dominava com a guarda (do-shime) e depois finalizava com chaves de articulação e estrangulamentos (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud).

Os desafios de Tanabe contra a Kodokan e principalmente contra Tobari serão contados futuramente em uma postagem específica.

(Tanabe aplicando um Juji-Gatame)
Tanabe lutou diversos desafios contra a Kodokan, chegando até mesmo a desafiar o próprio Shihan Jigoro Kano que acabou por não responder ao desafio. As derrotas abalaram muito a credibilidade da escola de Kano, pois todos acharam que finalmente havia se conseguido descobrir o ponto fraco do Kano Ju-Jutsu-Ryu (en.wikipedia.org). A resposta de Kano não demorou e percebendo a eficiência do Ne-Waza passou a praticar intensamente, procurando apoio no Tenjin-Shin'Yo-Ryu e no Kito-Ryu, mas isso se mostrou insuficiente, então procuraram ajuda no Takenouchi-Ryu, que tinha muitas técnicas de chão, incluindo as chaves, estrangulamentos e imobilizações (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud). No terceiro desafio contra o Tanabe mesmo com muitos treinos Tobari, que havia lutado contra outro oponente no mesmo dia e havia ficado acabado, foi finalizado com um Ebi-Jime.(en.wikipedia.org/wiki/Mataemon_Tanabe)

Tanabe foi um dos poucos a vencer os confrontos contra a Kodokan, mas na verdade, em matéria de Ne-Waza, ninguém tinha confiança suficiente para enfrentá-lo. Até que Kaishiro Samura, Oda Tsunetame, Hajime Izogai e Suiti Nagoòka se empenharam para sanar essa deficiência e conseguiram melhorar consideravelmente o Judô nesta forma de luta. O grande desafio que provou essa evolução ocorreu em 1899, quando Hajime Izogai dominou completamente Mataemon Tanabe e este teve que literalmente fugir do combate, mesmo assim, o Shihan Jigoro Kano reconheceu a eficiência da Fusen-Ryu e convenceu Tanabe a melhorar a Ne-Waza do Kodokan e assim o Ne-Waza do Judô se desenvolveu (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud).

Mitsuyo Maeda
Inicialmente Kano incentivou o treino de Ne-Waza, em razão de sua efetividade e por machucar menos os alunos, além desse tipo de treino ser mais fácil e encurtar a preparação de um iniciante para os campeonatos (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud). Foi nessa época de desafios contra o Fusen-Ryu e o reconhecimento de sua eficiência pelo Kodokan que um novo grande expoente do Judô começou a praticar o Judô, Mitsuyo Maeda.

(Mitsuyo Maeda)
Em 1894, Maeda entrou na Universidade de Waseda e no ano seguinte começou a frequentar o Kodokan. Em 1901, recebeu o 3º Dan e começou a ensinar nas universidades japonesas e em 1904 o Shihan Jigoro Kano o elevou a 4º Dan e o aconselhou a viajar aos Estados Unidos para divulgar o Judô (pt.wikipedia.org/wiki/Mitsuyo_Maeda). Em 1914, Maeda, agora com o 5 Dan e já com o apelido de Conde Koma chegou no Brasil, passando por várias cidades, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, São Luiz, Manaus e finalmente se estabelecendo em Belém, onde adotou o nome de Otávio Maeda. Nesta época o nome Judô era utilizado apenas para se referir a parte filosófica do estilo criado pelo Shihan Jigoro Kano, e era comum e esperado que os japoneses se referissem ao estilo de luta como Kano Ju-Jutsu (judoctj.com.br/mitsuyio-maeda-o-conde-koma-a-historia-do-jiu-jitsu-parte-3), ou seja quando Carlos Gracie assistiu a uma apresentação do Conde Koma e decidiu aprender a lutar, ele foi apresentado não ao Judô, mas ao Ju-Jutsu, depois aportuguesado para Jiu-Jitsu, mais parecido com a pronuncia japonesa.

Post sobre a biografia do Shihan Mitsuyo Maeda será postado em breve.

Kosen Judo
Voltando ao Japão, em 1914, realizou-se um torneio entre Universidades e escolas japonesas, organizado pela Universidade Imperial de Kyoto. Esse torneio, conhecido pelo nome de Kosen Taikai tinha regras simples, onde existia apenas o Ippon (a vitória) pelo golpe perfeito, imobilização ou submissão, e o empate, essa regra ficou conhecida como Regra Kosen (judoctj.com.br/kosen-judo-especialistas-em-luta-de-chao), e esse estilo de Kosen Judo.

(Kodokan, 1913)
Devido a sua eficiência principalmente em Torneios Kosen Taikai, o Ne-Waza foi muito praticado nas universidades, onde um indivíduo menor e mais fraco poderia dominar um oponente mais forte. Esse predomínio no Ne-Waza, aos poucos começou a preocupar o Shihan Jigoro Kano e em 1925, Kano redefiniu as regras de competição de Judô, limitando o tempo que um atleta poderia ficar no solo, isso diminuiu muito o interesse no Ne-Waza, mas mesmo assim as escolas de Kosen continuaram a treinar e competir com suas regras. Isso não aconteceu por acaso, mas por diversas razões:
1) Haviam poucos Judokas se dedicando apenas ao Ne-Waza;
2) Ele queria especialistas de chão no Judô;
3) Ele sabia que o Ne-Waza era importante para o desenvolvimento do Judô
(judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud).

Foi dessa forma que o Jiu-Jitsu nasceu e aos poucos o Judô se afastou do Jiu-Jitsu.

Observação
A romaniazação mais correta para os Kanji japoneses é Ju-Jutsu, onde Ju = Suave, Jutsu = Arte ou Técnica. A pronúncia soa como "Djiu-Djitsu", o que acabou por ocasionar uma disseminação incorreta do termo (judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/06/por-que-jujutsu-e-no-jiu-jitsu.html)

Bibliografia

* http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/12/o-ne-waza-e-o-jud.html

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Jiu-jitsu

* http://www.judoctj.com.br/o-grande-torneio-entre-os-quatro-cavaleiros-celestiais-do-kodokan-judo-e-os-mestres-do-jujutsu/

* http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/08/batalha-decisiva-do-jud-traduo-flvio.html

* http://ojudoca.com.br/2016/06/11/shiro-saigo-a-lenda-do-yama-arashi/

* https://en.wikipedia.org/wiki/Fusen-ry%C5%AB

* https://en.wikipedia.org/wiki/Mataemon_Tanabe

* http://www.judoctj.com.br/kosen-judo-especialistas-em-luta-de-chao/

* http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/02/kosen-jud-traduo-de-flvio-almeida.html

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Mitsuyo_Maeda

* http://www.judoctj.com.br/mitsuyio-maeda-o-conde-koma-a-historia-do-jiu-jitsu-parte-3/

* http://judotradicionalgoshinjutsukan.blogspot.com.br/2008/06/por-que-jujutsu-e-no-jiu-jitsu.html

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