Fusen Ryu X Kodokan

Para saber mais sobre de onde surgiu o Jiu-Jitsu Brasileiro, qual a ligação deste com o Judô do Mestre Jigoro Kano e quando ele começou a se afastar do Kodokan Judô acesse o post Kosen Judo.

A Chegada à Tóquio

(Mataemon Tanabe)
Depois do Torneio da Polícia de Tóquio, contado em detalhes no post O Grande Torneio, todos passaram a respeitar o estilo Kano Ju-Jutsu e principalmente o seu criador, o Shihan Jigoro Kano. Por anos, ninguém conseguiu infligir uma derrota significativamente ao Judô, mas isso mudaria na década de 1890, neste mesmo ano o mestre Mataemon Tanabe foi nomeado instrutor corpo-a-corpo do Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio, sob a recomendação de Senjuro Kanaya. Tanabe chegou a Tóquio disposto a mostrar a superioridade de seu estilo, o Fusen-Ryu principalmente sobre a conhecida escola de Kano, Kodokan. 

Shihan Mataemon Tanabe era um lutador experiente e praticava Ju-Jutsu desde os 9 anos, com 14 anos começou a participar de desafios e aos 17 anos se tornou professor de seu estilo. Durante muitos anos ele desenvolveu uma estratégia de suportar os ataques dos adversários por tempo suficiente para deixá-los cansados e então derrotá-los com bloqueios simples e estrangulamentos. Dizia que seu estilo se desenvolveu a partir da observação de cobras engolindo sapos e de capturar enguias com as mãos.

Motsugai Takeda

O Fusen-Ryu foi fundado pelo monge Motsugai Takeda que se tornou discípulo do Mestre Takahasi Inobei Mitsumasa do estilo Nanba Ippo-Ryu. Takeda era hábil em Caligrafia, Pintura, Poesia Haikai, Cerimônia do Chá e Restauração de Antiguidades, mas era mais conhecido por sua habilidades marciais e sua imensa força. Conseguia mover pedras imensas, arrancar árvores do chão, ganhar competições de Cabo de Guerra contra grupos de pessoas e quebrar tábuas de madeira com as mãos, essa última habilidade lhe deu o apelido de "Genkotsu Osho" ou Monge Punho, e seus amigos pediam para ele deixar as marcas de seus punhos nos pilares de suas casas como prova de amizade. 

(Motsugai Takeda)
Após receber o Menkyo Kaiden, uma licença para ensinar, Motsugai partiu peregrinando por diversas partes do Japão, e estudando cerca de 18 estilos de luta armados e desarmados, entre eles, o Yoshin-Ryu, Takenouchi-Ryu, Sekiguchi-Ryu, Kito-Ryu e Shibukama-Ryu e com uso de armas Yagyu-Shinkage-Ryu, Hozoin-Ryu, Otsubo-Ryu e Yamada-Ryu, a partir de todo esse conhecimento, ele criou o Fusen-Ryu, um estilo especializado em Ne-Waza, a luta de solo.

Um fato curioso ocorreu quando Motsugai foi chamado a Kyoto, antiga capital do Japão, como mediador durante a Restauração Meiji, a Revolução que culminou com a queda do Xogunato. Uma vez andando pela cidade, notou um dojô com a porta aberta, dentro os Shinsengumi, uma tropa reunida para proteger o Xogunato estavam treinando com suas Shinai e ficou os observando.

Os Shinsengumi ficaram ofendidos com a atitude desrespeitosa e o trouxeram para dentro para espancá-lo por sua indiscrição, no entanto não foi tão simples assim, Motsugai derrotou um após o outro com apenas um Nyoi-Bo, um bastão curto. Quando Isami Kondo viu isso, pegou uma lança Yari e o desafiou para um duelo com armas reais, Motsugai aceitou o desafio, mas afirmou que um monge não poderia usar armas de verdade, ao invés disso se armou com duas tigelas de madeira. Kondo investiu furiosamente, mas Motsugai prendeu a lança entre as tigelas e soltando um poderoso Kiai, arremessou-o de traseiro no chão, assustado, Kondo levantou e perguntou sua identidade, só então Motsugai revelou seu nome.

A Rivalidade

Voltando para o ano de 1890, assim que chegou em Tóquio, Tanabe treinou com Senjuro Kanaya, Kotaro Imai, Hikosaburo Oshima da escola Takenouchi-Ryu, e em 1891, desafiou seu colega instrutor da polícia, o 3º Dan Kodokan e ex-Tenjin Shin'Yo-Ryu, Takisaburo Tobari.

Este desafio aconteceu na delegacia de Hisamatsu e foi escolhido como árbitro Senjuro Kanaya, o mesmo que havia indicado Tanabe. Durante a luta, Tobari tentou aplicar um O-Soto-Makikomi, que Tanabe conseguiu defender e reverteu aplicando um Kami-Shiro-Gatame seguido por um Juji-Jime que deixou Tobari inconsciente. A luta foi a primeira grande derrota da Escola Kodokan, e chocou pela facilidade com que Tobari foi derrotado, em pouco tempo se tornou público que Mataemon Tanabe, com sua habilidade em Ne-Waza havia descoberto o ponto fraco do Kano Ju-Jutsu.

Na primavera de 1892, Tobari desafiou Tanabe para uma revanche, o evento foi organizado pela polícia de Tóquio e novamente Kanaya foi convidado para ser o árbitro. Para este desafio Tobari treinou com afinco o Ne-Waza e se sentia preparado para a luta. O ápice do combate se deu quando Tanabe tentou aplicar um Tomoe-Nage, Tobari defendeu e levou a luta para o solo atacando o oponente, mas Tanabe conseguiu se defender e com paciência esperou até que Tobari se cansasse, conseguindo assim reverter a posição e o estrangulando novamente por Juji-Jime.

(Yoshiaki Yamashita)
Muito seguro de sua superioridade, Tanabe foi até a filial de Osaka do Kodokan, durante o evento Kagami Biraki, tradicionalmente comemorado no primeiro dia de atividades do ano e desafiou o Shihan Jigoro Kano pessoalmente, mas não recebeu resposta. Ele ainda enfrentaria outros Judokas e venceria a todos, Kunisaburo Iizuka, Norimasu Iwasaki, Yuji Hirooka e Shinchigoro Baba, mas a principal vitória foi contra Yoshiaki Yamashita, um dos Shitenno, os Cavaleiros Celestiais do Kodokan, depois dessa vitória, ele desafiou os outros Shitenno, mas tanto Sakujiro Yokoyama, quanto Tsunejiro Tomita rejeitaram a oferta e apenas Shiro Saigo aceitou, mas esse duelo por motivos não explicados nunca aconteceu.

A rivalidade entre Tobari e Tanabe não poderia terminar sem um terceiro desafio. A luta foi marcada para dezembro daquele mesmo ano, o problema foi que, muito seguro de si, Tobari desafio o antigo árbitro Kanaya para um outro desafio no mesmo dia. Os combates ocorreram na própria delegacia de Kanda Izumi-cho, e começou com a luta entre Tobari e Kanaya, humilhado, pelo que ele considerou desprezo pelo seu adversário, Kanaya deu tudo de si e ao final do combate os dois adversários estavam desgastados e maltratados. E foi assim que Tobari seguiu para o desafio contra Tanabe.

O momento chave do combate se deu quando Tobari tentou aplicar uma técnica em Tanabe que defendeu e respondeu com seu famoso Tomoe-Nage, seguido por uma imobilização e depois finalizou com um Ebi-Jime.

Mataemon Tanabe foi um dos poucos a vencer os confrontos contra a Kodokan e o único de maneira tão arrasadora, mas na verdade, em matéria de Ne-Waza, ninguém tinha confiança suficiente para enfrentá-lo. Até que Kaishiro Samura, Hajime Isogai e Shuichi Nagaoka se empenharam para sanar essa deficiência e conseguiram melhorar consideravelmente o Judô nesta forma de luta.

(Yataro Handa)
Em 1898, Tanabe visitou o Dojo de Yataro Handa em Dojima, Osaka. Handa era mestre em Daito-Ryu, derivado do Sekiguchi-Ryu, conhecendo a reputação de Tanabe, Handa escolheu Soji Kimotsuki para o desafio. Kimotsuki era um aluno do Daito-Ryu que se juntou a Kodokan, esta seria a primeira derrota de Mataemon Tanabe para um Judoka, mas no dia seguinte retornou ao Dojo e provocou Kimotsuki, de maneira diferente do dia anterior, ele sentou no tatame e esperou Kimotsuri que acabou finalizado em um estrangulamento. Após esses desafios os dois lutadores se tornaram amigos, e Tanabe se tornou um professor habitual no Dojo de Handa.

Nesse mesmo ano, Tanabe participou de uma luta exibição para o Imperador Taisho em Kyoto. Desta vez lutou uma revanche contra o 3º Dan Yuji Hirooka que já havia sido derrotado na ocasião em que Tanabe desafiou o Shihan Jigoro Kano em 1892. O combate já durava cerca de 30 minutos, quando Tanabe conseguiu aplicar um Morote-Gari e na sequência um Ashi-Garami. No calor do combate, Tanabe foi muito eficiente e mesmo desistindo do combate Hirooka teve sua perna quebrada. Isso foi determinante para que o Shihan Kano propusesse proibir as Chaves de Perna na competições de Judô e Ju-Jutsu na reunião do Butoku Kai.

(Butoku Kai)
O Butoku Kai é uma entidade criada em 1895, com os maiores especialistas e desenvolvedores das Artes Marciais japonesas, e tem por objetivo a preservação histórica e valorizar as virtudes guerreiras tradicionais da sociedade japonesa e a partir disso, estabelecer padrões a serem seguidos por todos. O Shihan Jigoro Kano e o Shihan Mataemon Tanabe faziam parte dessa entidade.

Kano argumentou que a pratica regular de qualquer Arte Marcial não deveria causar danos permanentes em seus praticantes, mas Tanabe objetou observando que toda Arte Marcial é por si só perigosa. De todos os Shihan presentes apenas Kaisuke Masuda de Shinnuki-Ryu concordou com Tanabe e a proposta de Kano foi aprovada, a partir daquele momento, as chaves de pernas estavam proibidas nas competições e apresentações oficiais de Artes Marciais.

(Hajime Isogai)
No ano seguinte, finalmente a dedicação dos Judokas da Kodokan com o Ne-Waza começou a surtir algum efeito. Dois duelos entre Mataemon Tanabe e Hajime Isogai provaram a grande evolução do Kodokan na luta de solo, uma em Kyoto e outra em Fukuoka. Ambas terminaram empatadas e claro que haveria uma terceira disputa.

A luta aconteceu em maio de 1900 em uma exposição em Okayama. Tudo estava contra Isogai, pois Okayama era reduto de várias escolas de Ju-Jutsu contrárias ao Kodokan e o árbitro do combate seria um velho inimigo, Kotaro Imai.

Mas desta vez, Isogai havia aperfeiçoado ainda mais seu Ne-Waza com Kaichiro Samura, um especialista da Takenouchi-Ryu. A luta disputada e o momento chave da luta se deu quando Tanabe tentou plicar seu famoso Tomoe-Nage, mas foi bloqueado, anteriormente quando bloqueado em sua investida de Tomoe-Nage, Tanabe rapidamente aplicava um Ashi-Garami, mas de acordo com as regras novas, ele não poderia fazer essa combinação. Assim Isogai também foi ao solo e os dois começaram a lutar no chão. Tanabe atacava, mas era sistematicamente impedido por Isogai. Tentando forçar um reinício e ter um tempo para repensar a sua estratégia Tanabe tentou se arrastar para fora da área de disputa, mas Isogai percebendo a intensão do adversário o arrastou de volta. No final Imai teve que declarar um novo empate.

(Tanabe aplicando um Juji-Gatame)
Pouco depois, Tanabe lutaria contra outro Judoka, Shuichi Nagaoka, que também estava determinado a desenvolver o Ne-Waza do Kodokan, em determinado momento da luta Tanabe quase conseguiu aplicar um Juji-Gatame, mas acabou saindo fora da área de competição e o combate se reiniciou, depois disso Nagaoka conseguiu se defender até o final e novo empate foi declarado.

De acordo com Tsunetane Oda, Tanabe ainda teve mais uma luta contra o Kodokan, anos depois de sua vitória contra Yoshiaki Yamashita, um dos cavaleiros celestiaias do Kodokan, ele finalmente lutaria contra um outro Shitenno Sakujiro Yokoyama, que inicialmente não havia aceitado seu desafio.

(Sakujiro Yokoyama)
Tanabe tentou de diversas formas executar suas técnicas de solo, mas seu adversário, muito maior conseguiu bloquear todas as investidas. Depois de um tempo, a luta reiniciou em pé e Yokoyama conseguiu aplicar um Yoko-Sutemi-Waza e com ajuda de seu peso arremessou Tanabe contra o solo. O golpe foi tão duro que deixou Tanabe incapaz de retornar ao combate e finalmente um representante do Kodokan foi declarado vencedor.

Tanabe sempre se recusou a ingressar no Kodokan, mas sabe-se que era parceiro habitual de treino com os Judoka Yuji Hirooka, o mesmo que ele quebrou a perna e Soji Kimotsuki, aquele do Dojo de Yataro Handa, em alguns locais encontramos citações de que foi contratado pelo Mestre Jigoro Kano para ensinar Ne-Waza no Kodokan, ele foi nomeado Judô Kyoshi em 1906, lecionando no Butoku Kai até se aposentar em 1922 e foi promovido a Hanshi em 1927. Tanabe morreu em 1942 em Osaka.

Deve ficar claro que não foi Mataemon Tanabe quem introduziu o conceito de Ne-Waza no Kodokan, mas com certeza foi ele quem teve a maior proficiência de sua época e foi o grande motivador desse estilo a partir de sua grande habilidade e sucesso nos desafios contra o Kodokan. Muitos lutadores se dedicaram a desenvolver o Ne-Waza depois de Tanabe, e sem dúvida os maiores foram os brasileiros Carlos e Hélio Gracie, postagens sobre esses grandes lutadores e muitos outros serão publicadas em breve.

Bibliografia

* https://en.wikipedia.org/wiki/Mataemon_Tanabe

* https://en.wikipedia.org/wiki/Fusen-ry%C5%AB

* http://www.jiushinkanmalta.org/newazahistory.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Motsugai

http://www.onomichiguide.com/259912339812398123711241512385---path-of-literature.html

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Shinsengumi

* https://en.wikipedia.org/wiki/Hajime_Isogai

* https://pt.wikipedia.org/wiki/Butoku-kai

* https://martialarts.stackexchange.com/questions/1242/is-there-any-documentation-of-newaza-in-fusen-ryu

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