O Grande Torneio

Para saber mais sobre de onde surgiu o Jiu-Jitsu Brasileiro, qual a ligação deste com o Judô do Mestre Jigoro Kano e quando ele começou a se afastar do Kodokan Judô acesse o post "Kosen Judo". 

O Grande Torneio
Em 1886, a polícia de Tóquio (Keishicho) resolveu realizar um torneio de Ju-Jutsu com o objetivo de saber qual seria o estilo mais eficiente em um combate real, assim foram convidados os melhores lutadores de Ju-Jutsu de todo o Japão, entre eles, os discípulos do Totsuka-Ha Yoshin Ryu do mestre Hikosuke Eimi Totsuka, filho do Mestre Hinosuke Totsuka, considerado o melhor mestre de Ju-Jutsu de sua época e os discípulos do Kodokan, a escola com a maior expansão da época.

Para um estilo novo, que mal tinha completado 4 anos, o Kano Ju-Jutsu, se encontrava no grande teste que poderia decidir o futuro do estilo, Kano sabia das implicações e riscos do torneio, sabia que se seu estilo perdesse o torneio, isso poderia significar o fim do Kano Ju-Jutsu, e sabia que não seria um torneio qualquer, seria o duelo entre o antigo e o novo, o tradicional e o científico, assim decidiu colocar seus 15 melhores alunos no torneio do Keishicho. 

Os duelos exprimiram um conceito próximo ao significado da palavra Shiai, que atualmente quer dizer torneio, mas que no passado se referia a Shi-Ni-Ai, que queria dizer desafio até a morte. Só haveria a pontuação de ponto (Ippon), quedas, estrangulamentos, imobilizações e chaves de braços que num combate real definiria a luta. O limite de tempo seria determinado pelo juiz, ou até um dos oponentes cair exausto ou o juiz decidir que um dos lutadores era sem dúvida o vencedor.

No dia 11 de junho de 1886, as cortinas vermelhas e brancas se abriram na arena Yayoi no parque Shiba. Há poucos relatos do que ocorreu naquele dia, mas os poucos relatos dizem que as lutas começaram com um ar de rivalidade e animosidade, mas nas últimas lutas, as mais esperadas, um silêncio sepulcral, por causa da ansiedade se abateu sobre todos, era hora dos 4 Shitenno, os cavaleiros celestiais do Kodokan.

Sakujiro Yokoyama - (1860 - 1938)

Tsunejiro Tomita ganhou sua luta, assim como Yoshikazu Yamashita, mas Sakujiro Yokoyama enfrentou Hansuke Nakamura, mestre do estilo Ryoshinto-Ryu em um duelo que testou ao máximo a habilidade dos dois adversários. Nakamura media 1,76m e pesava 94kg e era conhecido como o lutador mais durão do Japão.


Yokoyama fez a luta de sua vida, e suportou bem todas as investidas. Ele sabia que um empate seria visto como uma derrota aos olhos dos antigos mestres de Ju-Jutsu, e poderia deixar Saigo, o último competidor do Kodokan sob pressão. Os dois duelaram usando todas as técnicas que conheciam e contra o gigante Nakamura, Yokoyama utilizou cada músculo de seu corpo, a luta durou 55 min, e nenhum dos lutadores conseguiu qualquer vantagem, então os juízes, apesar de todos os esforços dos desafiantes, declararam empate.


Foi então que o juiz anunciou "A última luta!", a luta que todos estavam esperando, entre Shiro Saigo, o mais destemido dos Shitenno e Entaro Yukiji do estilo Totsuka-Ha Yoshin-Ryu. Se Nakamura era um gigante comparado aos japoneses do seu tempo, Yukiji era um monstro quando comparado com o pequeno Saigo. Quando os dois se apresentaram, não teve um que não duvidou de que aquele não seria um duelo justo. Saigo era rápido e técnico, mas que chance teria contra uma montanha de músculos e determinação?

Shiro Saigo - (1866 - 1922)

Os registros do duelo são nebulosos e incompletos, mas se analisarmos vários documentos e a novela Sanshiro Sugata, baseada na vida de Saigo de 1943, podemos recriar com uma certa precisão o que aconteceu na decisiva batalha final.



Saigo começou a luta devagar, talvez poupando energia para usar mais a frente, mas a impressão de todos é que ele estava letárgico quase desligado da luta, Yukiji conseguiu fazer uma pegada forte e o arremessou no ar. A platéia segurou a respiração esperando o som seco do baque das costas contra o chão, mas Saigo conseguiu dar um giro no ar e caiu de joelhos e antebraços no chão (Mae-Ukemi), foi impossível a todos, segurarem o  grito de exclamação!



Sakaku Takeda - (1859 - 1943)
Yukiji tentou finalizar a luta, mas Saigo mudou sua atitude, ele agora cuspia fogo pelos olhos, conseguiu fazer sua pegada favorita e partiu pra cima..

O clã Saigo vinha da distante província de Aizu e o ancestral de Shiro Saigo, Tanomo Saigo Chikamasa era o conselheiro do clã Aizu Matsudaira. Após as guerras que marcaram o fim do Shogunato, Sokaku Takeda se tornou discípulo de Chikamasa, e quando o primogênito Saigo virou um sacerdote Shintoísta, os segredos da arte passaram para o discípulo Takeda que criou as bases da nova arte marcial do Daito-Ryu Aikibudô e para seu filho adotivo Shiro Shida. Posteriormente, Shida se casou com a filha do Mestre Tanomo e adotou o nome Saigo, se tornando Shiro Saigo. Ele então se mudou para Toquio, e começou a praticar Tenshin Shi'Yo-Ryu chamando a atenção de outro discípulo deste Estilo, o jovem Jigoro Kano que o recrutaria depois para o seu novo Dojô, o Kodokan.

Mas o que realmente inspirava Saigo? Por que desistir não era uma opção para ele? Seria o fato dele representar o Kodokan Judo ou seria o velho orgulho do Clã Aizú? O que é que ardesse em seu coração fez com que ele retornasse outro para o confronto com muito mais disposição e agora determinado. Saigo desequilibrou Yukiji e o girou em torno de um pequeno circulo, no centro do qual estava o seu próprio Centro de Gravidade, ou o Seika Tanden, o centro de nossa energia vital.

(Estátua de Shiro Saigo)
Naquele dia, o Yama-Arashi de Shiro Saigo moveu uma montanha, em um instante, o gigante Entaro Yukiji foi arremessado e se chocou de costas contra o chão.

- É o Yama-Arashi alguém gritou!

Essa técnica que provavelmente tem suas raízes no Oshiki-Uchi Ryu de Tanomo, era a especialidade de Shiro Saigo. NInguém desde sua época consegue imitá-lo, era a sua marca registrada e infelizmente esse segredo morreu com ele, alguns dizem que é uma variação do Hane-Goshi, mas ninguém realmente sabe como era o Yama-Arashi de Shiro Saigo.

Zonzo pela pancada, Yukiji levantou-se machucado, confuso e furioso!

- Ninguém consegue se recuperar de um Yama-Arashi assim tão rápido! Alguém comentou.

- Cuidado Saigo-San, cuidado! Advertiu Yamashita.

Antes que Yukiji pudesse se recuperar e recobrar suas forças, Saigo atacou, utilizando um poderoso O-Soto-Gari o arremessou de volta ao tatame, o impacto foi sentido por toda a platéia. E desta vez Yukiji não se levantoou, balançou a cabeça tentando espantar as estrelas que dançavam diante de seus olhos. O juiz interrompeu a luta e Shiro Saigo conseguiu a maior vitória do jovem Kodokan Judô.

A vitória esmagadora no torneio trouxe muito reconhecimento e respeito assegurando o futuro do Judô. Alguns anos depois aconteceu um incidente que muito tocou o coração do mestre Jigoro Kano. O Shihan viajava na companhia de alguns alunos para a prefeitura de Chiba com o objetivo de demostrar os métodos de de ensino do Judô. Shiro Saigo estava empenhado em um Randori quando o mestre Eimi Totsuka foi até o mestre Kano e cumprimentaram-se respeitosamente como oponentes formais e agora grisalhos velhos sábios.

Eimi pausou sua conversação com Kano e passou a observar Saigo treinando, recordando a épica luta contra seu pupilo Entaro Yukiji comentou: "Eu penso que esse é um homem de grandeza"

Quando ouviu essas palavras, Kano ficou lisonjeado, ele não pode acreditar em seus ouvidos e guardou essas preciosas palavras como suas melhores recordações. Saigo não só tinha conquistado a vitória sobre seu oponente naquele torneio como pelo seu espírito, sua nobreza e sua humildade conquistou inclusive o mestre de seu adversário.

Para saber mais sobre as lutas da maior rivalidade do Kodokan, veja o post Fusen-Ryu x Kodokan

Bibilografia

* http://www.judoctj.com.br/o-grande-torneio-entre-os-quatro-cavaleiros-celestiais-do-kodokan-judo-e-os-mestres-do-jujutsu/


* http://budokan-dojo.pl/aikibujutsu/historia-aikido.html

https://sites.google.com/site/judofamiliar/-ii-jigoro-kano/kodokan-2

Comentários